Bombinhas é um pequeno município localizado em Santa Catarina, que há pouco tempo obteve sua emancipação política, tornando-se um ícone turístico do vasto e privilegiado litoral deste Estado. Com uma área de 36,6 quilômetros quadrados, que avança para o Oceano Atlântico, foi presenteado por exuberantes belezas naturais, motivo de orgulho dos moradores e de admiração dos turistas nacionais e internacionais.
Bombinhas tem no turismo sua principal fonte econômica. Com 60% do seu território localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo, esta península, muito recortada e cercada de praias e costões, transformou-se na Capital Brasileira do Turismo Ecológico.
São mais de 18 praias, das quais algumas ainda desertas, com acesso exclusivo via marítima, que proporcionam relaxantes banhos, passeios de barco e escunas, além da prática de vários esportes aquáticos. Para os adeptos da aventura e do turismo ecológico, há trilhas para caminhadas, onde se pode observar lindas cachoeiras advindas da Mata Atlântica que enriquece o município.
O município dispõe de três Unidades de Conservação, como a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas sobre trilhas que foram construídas pelos antigos moradores da floresta, sendo possível a prática do ecoturismo através da percepção ambiental e turismo de observação ornitológica em plena Mata Atlântica. Por esta foto aérea mais aproximada, percebe-se como a trilha é bem acentuada. Abaixo as fotos das praias com os nomes e sua respectiva numeração.
COSTEIRA DE ZIMBROS
Praia do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha, respectivamente localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros, o acesso só é possível através da trilha. Durante a caminhada pode-se conhecer um pouco mais do processo de ocupação da península que deu origem ao município.
Apesar da trilha ser bem acentuada e um pouco longa, pode ser feita sem problemas por adeptos do esporte e por aqueles que não praticam, desde que dispunham de motivação, algum preparo físico e que tenha disponível umas duas ou tres horas para aproveitar com calma as maravilhas do local.
2 - Praia do Cardoso ou Cantinho (ao longo da trilha pode-se observar diversos vestígios de casas destruídas)
Com o nome de uma das primeiras famílias proporietárias, a praia do Cardoso ou "Praia do Cantinho", marca o início do costão da enseada de Zimbros.
Possui extensão aproximada de 130 metros.
A trilha no início é muito fácil de ser percorrida e chega-se bem rápido as duas primeiras praias, (Cardoso e Lagoa). Algumas pessoas fazem este trecho em busca de privacidade e tranquilidade para fugir do agito das praias mais famosas da cidade.
Praia que apresenta uma lagoa entre sua areia e a mata que a cerca. Nesta praia está localizada a represa que abastece grande parte do município.
Extensão: 300 metros
Localização e acesso também por trilha, situando-se após a praia do Cardoso.
Atividades e infra-estrutura: Proprícia para um relaxante mergulho.
A partir deste trecho a caminhada fica mais pesada, com algumas subidas relativamente fortes, porém, nada que não possa ser vencido. Percebe-se vestígios de que a trilha também é muita usada pelos praticantes do motocross, certamente recomedável.
Mais adiante chegamos a praia Vermelha, o barro que escorre das encostas, colore a praia e empresta-lhe o nome. possui extensão de 600 metros.
É a praia mais afastada do costão de Zimbros, e dizem que suas areias vermelhas têm fins medicinais.