MORRO DO BAÚ - 31/03/07

Visita ao Parque Botânico Morro do Baú, – realizada em 31/03/07 - Ilhota/SC

Últimos vestígios de verão, seis horas da manhã, os mesmo malucos de sempre em busca de mais uma aventura. 70% da subida feita por uma estrada onde só é permitido transitar carros de manutenção, relativamente fácil, e o restante por trilha com bastante pedras e bem ingrime. Este é um resumo simples da súbida que leva ao topo do Morro do Baú. Não tivemos sorte, pois o cume estava bastante encoberto e não conseguimos boas visões. Porém o melhor nos aguardava...


Paredão lateral do Filhote, com mesma distância abaixo dos nossos pés, numa grande fenda

O Parque é base de pesquisas ecológicas do Herbário Barbosa Rodrigues, e possui um dos morros mais altos da região, com 819m de altura.
O lugar é um verdadeiro patrimônio histórico e ecológico, possuindo um horto botânico que também funciona como estação de preservação e pesquisa, além de contar com uma das mais belas cachoeiras do Vale do Itajaí. Oferecendo bons locais para a prática de alpinismo, turismo ecológico e viagens de lazer com fins culturais.



DD bem na racha - "filhote do Baú"


Resolvemos fazer a trilha que leva ao filhote do Baú, com acesso a direira da estrada aproximadamente na metade da caminhada morro acima. O filhote nada mais é que uma grande rocha que se abriu em duas partes, formando um belo cenário. Contornando a rocha se encontra paredões excelentes para escalada, inclusive alguns já "grampeados" para a atividade. Não conseguimos alcançar o cume do filhote por não possuirmos cordas, muito menos equipamento necessário para segurança. Mas o passeio é imperdível, uma trilha em boas condições em meio a mata que não necessariamente precise de boas condições climáticas para sua apreciação.



Dionei tem a força, é invencível... na trilha que leva ao filhote do Baú.
Mais informações e como chegar, clicar no link abaixo: