BOMBINHAS/SC - Costeira de Zimbros

Visita realizada por DD e Dionei em Junho de 2007, pela Costeira de Zimbros. O acesso é feito por uma trilha que liga praias belíssimas, por onde ocorreu o processo de ocupação da península que deu origem ao município.

Bombinhas é um pequeno município localizado em Santa Catarina, que há pouco tempo obteve sua emancipação política, tornando-se um ícone turístico do vasto e privilegiado litoral deste Estado. Com uma área de 36,6 quilômetros quadrados, que avança para o Oceano Atlântico, foi presenteado por exuberantes belezas naturais, motivo de orgulho dos moradores e de admiração dos turistas nacionais e internacionais.

Bombinhas tem no turismo sua principal fonte econômica. Com 60% do seu território localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo, esta península, muito recortada e cercada de praias e costões, transformou-se na Capital Brasileira do Turismo Ecológico.

São mais de 18 praias, das quais algumas ainda desertas, com acesso exclusivo via marítima, que proporcionam relaxantes banhos, passeios de barco e escunas, além da prática de vários esportes aquáticos. Para os adeptos da aventura e do turismo ecológico, há trilhas para caminhadas, onde se pode observar lindas cachoeiras advindas da Mata Atlântica que enriquece o município.

O município dispõe de três Unidades de Conservação, como a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas sobre trilhas que foram construídas pelos antigos moradores da floresta, sendo possível a prática do ecoturismo através da percepção ambiental e turismo de observação ornitológica em plena Mata Atlântica.

Por esta foto aérea mais aproximada, percebe-se como a trilha é bem acentuada. Abaixo as fotos das praias com os nomes e sua respectiva numeração.


COSTEIRA DE ZIMBROS
Praia do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha, respectivamente localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros, o acesso só é possível através da trilha. Durante a caminhada pode-se conhecer um pouco mais do processo de ocupação da península que deu origem ao município.

Apesar da trilha ser bem acentuada e um pouco longa, pode ser feita sem problemas por adeptos do esporte e por aqueles que não praticam, desde que dispunham de motivação, algum preparo físico e que tenha disponível umas duas ou tres horas para aproveitar com calma as maravilhas do local.




2 - Praia do Cardoso ou Cantinho (ao longo da trilha pode-se observar diversos vestígios de casas destruídas)

Com o nome de uma das primeiras famílias proporietárias, a praia do Cardoso ou "Praia do Cantinho", marca o início do costão da enseada de Zimbros.
Possui extensão aproximada de 130 metros.

A trilha no início é muito fácil de ser percorrida e chega-se bem rápido as duas primeiras praias, (Cardoso e Lagoa). Algumas pessoas fazem este trecho em busca de privacidade e tranquilidade para fugir do agito das praias mais famosas da cidade.


3 - Praia da Lagoa

Praia que apresenta uma lagoa entre sua areia e a mata que a cerca. Nesta praia está localizada a represa que abastece grande parte do município.
Extensão: 300 metros
Localização e acesso também por trilha, situando-se após a praia do Cardoso.
Atividades e infra-estrutura: Proprícia para um relaxante mergulho.


4 - Praia Triste

Por ser de um cenário bucólico, esta praia isolada merece este nome, mas a tristeza passa longe dos visitantes que apreciam suas belezas naturais. Possui extensão aproximada de 380 metros de praia praticamente deserta. Água calma e tranqüila, ideal para um banho de mar.

A partir deste trecho a caminhada fica mais pesada, com algumas subidas relativamente fortes, porém, nada que não possa ser vencido. Percebe-se vestígios de que a trilha também é muita usada pelos praticantes do motocross, certamente recomedável.


Bela vista da Praia Vermelha, nosso próximo encontro.Mais ao fundo, Tijucas, com acesso pela Br 101.



5 - Fomos muito bem recebidos pelas cachorras na Praia Vermelha

Mais adiante chegamos a praia Vermelha, o barro que escorre das encostas, colore a praia e empresta-lhe o nome. possui extensão de 600 metros.
É a praia mais afastada do costão de Zimbros, e dizem que suas areias vermelhas têm fins medicinais.
A trilha parece continuar adiante até o início do próximo município, Tijucas. Mas nosso objetivo fora alcançado e teríamos que retornar pelo mesmo caminho, já que nosso carro havia sido deixado em Zimbros.
Um excelente passeio para quem gosta de caminhar por encostas e visualizar belas paisagens marinhas.