Guarda do Embaú/SC



A praia da Guarda do Embaú está localizada no município de Palhoça/SC 
50 Km ao sul de Florianópolis. É Uma vila de pescadores pacata que se transforma completamente na alta temporada com a chegada dos turistas em busca das ondas e curtição. 
É cortada pelo rio Madre que divide a praia principal da vila e deságua no mar, proporcionando assim duas opções de lazer, O rio que é ideal para caiaque e passeios de barco que são oferecidos pelos próprios nativos, e o mar, que é propício à prática do surf, sendo considerado um dos melhores locais do  Brasil para este esporte, tornam o lugar o point de gente bonita e amantes da natureza.

Morro do Urubu
TRILHA PEDRA DO URUBU. 
Este mirante natural tem umas das mais belas vistas da região, onde pode-se visualizar várias praias além da Guarda, como a Pinheira, Sonho, Gamboa... o ponto mais ao sul de Floripa, a ilha do Coral, além da bela vegetação costeira do parque do Tabuleiro. A entrada da trilha está localizada no costão esquerdo na entrada do rio, uma vertente da trilha principal que leva aproximadamente 30 minutos de subida para se alcançar o ponto culminante. A trilha um pouco fechada nesta época do ano (devido ao pouco uso) torna a subida um pouco espinhosa causada pela forte presença de bromélias e similares, e também mais duvidosa causada pelos desvios do caminho. Quase no topo, o ponto mais difícil, uma escada feita de corda ajuda a vencer a rocha vertical que leva ao ponto de maior visibilidade do morro.
Dificuldades (baixas) vencidas, uma bela visão...

Flores pelo caminho


O Urubu nos aguardava em sua pedra

Ilha do Coral ao fundo


Vista para a Guarda e Gamboa ao fundo

Vista para Pinheira, Sonho, e sul de Floripa


TRILHA VALE DA UTOPIA
Outra bela caminhada é dar a volta ao morro que separa a Praia da Pinheira e a Guarda do Embaú, passando pela praia do Bar do Evori, Prainha, Vale da Utopia e a praia do Maço. Infelizmente a alta da maré de fim de tarde nos barrou no meio do caminho, a dica é fazer pela manhã onde pode-se completa-la por volta de 90 minutos ida...
Esta trilha tem início no mesmo ponto que leva a pedra do Urubu, porém deve-se sempre seguir a direita acompanhando o costão.
chegando a Prainha





A praia é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil, é freqüentada tanto por famílias que buscam sossego como por surfistas e jovens que buscam diversão.

Rio Madre e a praia da Guarda ao fundo

Travessia





Dica: Caminhando pela praia sentido sul, pós 8 km chega-se a Gamboa
Boa viagem!
Dd