Tour BIKE - Balneário Camboriú e Itajaí/SC

Foto aérea da região, para facilitar o relato do trajeto percorrido

Um sábado a tarde de sol maravilhoso, temperatura na casa do 30 graus e dois malucos propensos a mais uma aventura. Tudo muito simples, duas bike's modestas, um roteiro pré-definido na cabeça, mais uma estapa no treinamento para nossa viajem ao sul do Chile e um estímulo a mais para tomar cerveja no final da etapa. Cá entre nós, sempre merecido e festejado.

Objetivo da aventura: largar a geladeira cheia de cerveja da casa de veraneio do Dionei em Navegantes, litoral de Santa Catarina, atravessando os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú, com passagem pela maravilhosa Interpraias, retornando quase sãos e salvos ao ponto de partida.

Dionei, engraçadinho como sempre, tentando parecer mais alto do que eu, rsrs

Depois de muito planejamento (umas quatro palavras) resolvemos cortar as praias de Itajaí e ir direto para Balneário Camboriú. Um final de semana prolongado de feriado da independência, de frente para o mar de uns dos mais badalados balneários do sul do país, com uma sede daquelas e com tanta mulher bonita desfilando pelo calçadão, foi dureza seguir-mos viagem.

Iniciamos o percurso interpraias com uma bela visão, barra sul abaixo de nós, com seu fabuloso Parque Unipraias, complexo turístico com mais de 85 mil metros quadrados, único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos ligando três estações: Barra Sul, Mata Atlântica e Praia de Laranjeiras. Um lugar surpreendente onde se pode curtir a Mata Atlântica com suas belas trilhas, praticar arvorismo, além de desfrutar seus mirantes espetaculares espalhados pelo parque. Lamento, me empolguei. Isso é sugestão para outra aventura e não convem se aprofundar nesse assunto...

Barra Sul, em Balneário Camboriú


Dois malucos iniciando o trajeto interpraias.

Algumas pedaladas depois, já estamos desfrutando do visual de Laranjeiras. A 6 Km do centro, a praia fica em uma pequena baía, com águas tranqüilas própria para banhos e esportes náuticos. Em apenas 750 metros de extensão(que pela proximidade da praia central, vira um mar de gente) concentra bares e restaurantes para todos os estilos e trapiche para atracação de embarcações. Para quem quer estrutura de grande consumo ao longo da interpraias, esta é a ultima pedida.

Laranjeiras

Mais adiante, logo chegamos em Taquarinhas e Taquaras. As duas praias são próximas e possuem águas límpidas e cristalinas, porém agitadas – propícia à pesca de arremesso, areias grossas e paisagem com características totalmete agrestes, com um pequeno núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes.

Taquarinhas
Dionei arrastando seus 2mts morro acima, deixando as praias de
Taquaras e Taquarinhas para trás.


Aproveitando a vista



O caminho reserva subidas muito inclinadas e sinuosas que cobram do ciclista um bom preparo físico. Porém são totalmente asfaltadas e com espaços destinados aos adeptos.
Nosso próximo destino foi a Praia do Pinho, conhecida internacionalmente, é a primeira praia oficial de naturismo do país, prática conduzida por um rígido código de postura. A 9 km da área central, cercada por costões, possui camping, pousada, bar e restaurante.
Engraçado ver inúmeras pessoas amontoadas em barrancos e ao longo da estrada tentando avistar alguns pelados lá embaixo, mas acredito que só com luneta se possa ver alguma coisa sem roupa desta distância, ainda mais protegidos pela encosta e rochedos.



Reduto dos pelados, Praia do Pinho.

Perdão, passamos tão rápido pelas praias do Estaleiro e Estaleirinho aproveitando a descida, que não tivemos coragem de parar e bater uma foto. Mas, é quase um recanto de europeus com alto poder aquisitivo, que optaram viver nesta praia com toda a tranqüilidade que o local proporciona.


túnel do morro do Boi, ligando Itapema a Camboriú

Chegando ao final da Interpraias, você tem três opções bem animadoras para quem está de bike neste paraíso,
ou você chama um guincho para te rebocar, volta pelo mesmo caminho refazendo todos as muitas subidas e descidas que o caminho lhe aguarda, ou volta pela BR 101. Nos pareceu a melhor opção para quem já está cansado do esforço físico que as pernadas nos impuseram. Para quem tem fôlego, pernas de aço, mais tempo disponível e ser mais malucos do que nós, vale a pena refazer o caminho para aproveitar mais uma vez as maravilhas do lugar e não ter que enfrentar alguns quilômetros de BR, já que é bem arriscado pedalar ao lado do fluxo de carros e caminhões que é bem pesado neste trecho.


Mesmo assim é interessante pedalar dentro do túnel do morro do Boi, que liga Itapema a Camboriú. Uma das mais belas obras de engenharia em Santa Catarina, o túnel possui 1007 metros de comprimento, duas pistas para tráfego rápido, um acostamento e uma via para pedestres. O sistema de ventilação é forçado e a iluminação especialmente controlada para garantir uma boa visibilidade aos motoristas. Impressionante como existe motoristas dispostos a buzinar dentro do túnel, só pelo gostinho de ensurdeceder os ciclistas que cruzam o túnel.

Após este trecho de 101, entramos novamente em Balneário Camboriú para curtir o dia ensolarado e tomar uma gelada de frente para o mar. Afinal, ninguém é de ferro...além do mais precisavamos de líquido.



Balneário Camboriú, Barra norte


Deixamos a praia central para trás, desta vez no sentido norte rumo a Itajaí. Outro morro muito forte e exautivo que consegue eliminar o restinho de forças que ainda me restavam. Mais a visão compensa todo esforço, pois além de se ter uma bela vista da barra norte de Balneário Camboriú de uma lado, a praia do Buraco do outro, psicológicamente você já está ciente que se trata do último morro forte que enfrentará até chegar em Itajaí.



Praia do Buraco, e seu luxuoso hotel


A Praia do Buraco é de mar agitado e pouco frequentada, haja visto que a praia é ocupada em mais da metade por um hotel de luxo, e que seu acesso é obrigatóriamente feito pelos clientes do hotel, ou através de uma trilha partindo do ponto norte da praia central. Não recomendo fazer a trilha em poucas pessoas, pois é um caminho visado para assaltos, inclusive já tive momentos difíceis nela há muitos anos atrás. Porém é surpreendente presenciar esse luxo todo no local onde passei bons momentos na adolescência, quando no local existia uma associação recreativa de uma famosa empresa de alimentos da região, e que podíamos acampar de frente para uma praia quase deserta.

Este morro de onde foi tirada a foto(acesso para a praia do Buraco), divide a praia central de Balneário Camboriú com a praia dos Amores e a badalada Praia Brava, conhecidíssima por receber as mais belas "sereias" da região.

Depois de longos 60km pedalando morro acima, morro abaixo, finalmente voltamos a Navegantes com uma sede federal, alguns quilos a menos, fedendo pra burro e com a certeza de estarmos cada vez mais preparados para encarar o sul do Chile com toda saúde e motivação que a ansiedade nos consome.

Recomendamos...
Um pouco de treino antes de se aventurar de bike por este trajeto;
Muito água para idratar;
Calorias de sobra para queimar;
Praticar num dia com temperatura agradável;
Tempo disponível para apreciar os corpos que desfilam pela região;
Se não dirigir, muita cerveja no final.

Até a próxima....
DD