LAND ROVER - História de uma paixão mundial


Como sou apaixonado pela robustez dos veículos 4x4 e já expressei aqui minha admiração pelo JEEP num post anterior, com a história e fotos de todos os modelos da “Mula”(ver em Jeep nos marcadores), faço justiça agora com a LAND ROVER e também declaro meu amor pela marca, principalmente pelo imbatível Defender...

História:

Nos anos 40, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Rover - empresa de Solihull, Inglaterra, fundada em 1884 para fabricar bicicletas, precisava retomar a produção de automóveis, mas enfrentava a escassez do aço para as carrocerias. Maurice Wilks, engenheiro chefe da empresa e irmão de seu presidente Spencer Wilks, utilizava Jeeps norte-americanos em sua fazenda e percebia que não havia substituto para eles.


A marca decidiu então projetar um utilitário tão valente e robusto quanto, com a particularidade de empregar uma liga de alumínio chamada Birmabright. Nascia ali o Land Rover. Com dimensões similares às do Jeep, o primeiro protótipo tinha três lugares e volante central. O modelo de produção foi lançado no Salão de Amsterdã, em abril de 1948.

O Land Rover fez mais sucesso do que se poderia esperar. Durante décadas a marca vendeu tantos jipes quando podia produzir e muitos deles permanecem em atividade até hoje, isentos de corrosão na carroceria e esbanjando vitalidade. 


Foi largamente utilizado no exército inglês, incluindo os derivados Forward Control e Lightweight (leve), este desenhado para transporte sob o helicóptero Wessex. 


Nasce uma lenda

Série I

Série II

Série III


Os motores a gasolina e a diesel cresciam para 2,25 litros e, em 1962, a perua passava a oferecer 12 lugares para se isentar de impostos, pois era classificada como microônibus... No fim dos anos 60 os faróis mudavam da grade para os pára-lamas, atendendo a legislações de segurança, e o motor a gasolina chegava a 2,6 litros.
A próxima fase, série III, recebia grade dianteira plástica, painel revestido com instrumentos concentrados atrás do volante, novas portas e capô. O câmbio vinha com as quatro marchas sincronizadas. A milionésima unidade era feita em 1976 e, três anos depois, chegava a série III Stage I (estágio 1), fruto do programa de desenvolvimento que levou às atuais versões Defender 90 e 110.
Essa série ficou no mercado até 1985, quando abriu espaço para a geração atual, renomeada Defender em 1990. Esta vinha com entre - eixos de 92,9 pol. (2,35 m), 110 pol. (2,79 m) ou 127 pol. (3,22 m), capota rígida ou de lona, versão perua e motores V8 3,5 a gasolina e 2,5 de quatro cilindros a gasolina ou a diesel. Em 1998 o motor 2,5 turbo diesel tornava-se padrão na maioria dos mercados.




Coleções

De 1981 a 1989 seria o carro oficial do severo rali Camel trophy, realizado também no Brasil.

Defender - o mutante

Para todos os estilos

Defender - Modelo Atual

Modelos Fabricados pela Land Rover:
§                     Series I, II e III - (produzido de 1948 a 1984)
§                     Defender - (produzido desde 1983)
§                     Freelander - (produzido desde 1998)
§                     Discovery - (produzido desde 1991)
§                     Range Rover - (produzido desde 1970)
§                     Range Rover Sport - (produzido desde 2005)


LINKS INTERESSANTES PARA MALUCOS POR LAND ROVER'S:
Página da marca no Brasil
Paixão dos Portugueses pela marca
Matéria na Quatro Rodas
wikipedia

A MINHA PAIXÃO: