Parque Ecológico Spitzkopf - Blumenau/SC


Por DD
3 malucos no topo do mun...ops, da região


25 de Novembro de 2007.
06h30min da manhã, após sermos recepcionados por uma loirinha muito simpática e atenciosa, que aparentemente tínhamos acabado de tirar da cama num belo domingo de manhã, iniciamos mais uma jornada no prazeroso treinamento que iniciamos há alguns meses para nossa maior empreitada, a viagem ao Parque Nacional Torres del Paine(Chile) no início de 2008. Na verdade já estamos mais do que treinados, mas para todos os efeitos, é um bom pretexto e incentivo para uma boa rodada de cerveja depois. Além do mais estava caindo como uma luva para o amaciamento da minha bota nova (há muleque!) que estaria prestes a completar 50 km ao fim deste passeio, e que agora estaria pronta para desafios maiores.
Cascata do ouro



Desta vez além do Dionei, meu grande amigo e companheiro permanente de aventura, nos acompanhava no percurso meu irmão, o Pipa, que apesar de não ser um adepto do trekking, pratica outros esportes de aventura como o pêndulo e rapel e que sinceramente me surpreendeu pelo espírito de grupo que demonstrou ao nos acompanhar pelos quase 14 km de idas e vindas pelo Parque sem uma reclamação.
Para se chegar ao cume com seus 936m de altitude, o percurso é teoricamente simples para quem tem um mínimo de preparo físico e é feito quase que em sua totalidade por uma estrada, (que inclusive é liberada para trafego de carros e motos), restando somente alguns metros finais em uma trilha em ótimo estado.
Após 80 minutos chegamos ao topo com uma visibilidade zero, onde conseguíamos ver somente uns aos outros. O tempo estava totalmente fechado pela serração, o que não nos dava outra alternativa além de descermos a base pra aproveitarmos as outras atrações que o parque oferece.

Represa no Ribeirão do Ouro



As trilhas são belíssimas e de fácil acesso que margeiam riachos e cascatas, e que sinceramente já valem o passeio.
Iniciamos o passeio pela trilha da Represa, que como o próprio nome já revela, atravessa uma enorme represa que corta o ribeirão do ouro e termina numa linda cascata de aproximadamente 25mts de altura. Esta trilha sem dúvida é a mais bonita do parque e vale cada metro percorrido.


Cascata Udo Schadrack


Para finalizar o pacote, percorremos a trilha do caeté, a mais fácil de ser percorrida e não menos bonita. Acompanha o Ribeirão do Caeté e liga as cascatas Ferdinand e Udo Schadrack. Pode ser percorrida facilmente por qualquer pessoa, haja visto que leva somente alguns minutos para percorrê-la e tem aproximadamente 1 km ida e volta. Porém para quem não gosta de caminhadas, pode-se aproveitar os quiosques, churrasqueiras e a piscina natural que se localizam próximos do estacionamento.


O Pipa e um Paparazzi



O Parque conta com chalés para quem pretende se hospedar, além de piscina natural, churrasqueiras e área de camping. Está aberto 365 dias do ano das 7 às 19 horas. Mais informações pelo telefone (47) 3336-5422.

Um dos Chalés do Parque



Como chegar:
São aproximadamente 15 km do centro da cidade, seguindo pela rua Amazonas (distrito do Garcia) ligando a rua progresso ao lado do terminal urbano. Nos últimos 4 km já se percebe placas pequenas indicando a sede que se encontra na:
Rua Bruno Schreiber 3777, Bairro Progresso, Blumenau/SC