Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Argentina


Por DD

O Glaciar Perito Moreno existe há pelo menos 30 mil anos e é uma das únicas geleiras do planeta que continua crescendo. Está localizado dentro do Parque Nacional Los Glaciares que foi criado em 1937 a 80 km do município de El Calafate, ao sul da Argentina. Esse parque, de 724.000 hectares possui um total de 356 geleiras.
O Glaciar Perito Moreno termina junto à intersecção de dois braços do Lago Argentino, o que de tempos em tempos acontece um fenômeno curioso. Seu continuo movimento provoca o fechamento do canal, que com o passar dos anos faz com que a erosão rompa a barreira, liberando a força das águas num belo espetáculo.
Esta ruptura é um acontecimento raro e não tem data para acontecer, sua última ruptura aconteceu em 2004.
Por sua beleza e importância, o Parque Nacional Los Glaciares foi declarado Monumento do Patrimônio Mundial pela Unesco em 1981.

Depois de uma incrível jornada de 5 dias caminhando pelas belas trilhas do Parque Nacional Torres del Paine no Chile, resolvemos conhecer esta outra maravilha encravada no sul do continente americano.
O caminho é longo e feito de microônibus desde Puerto Natales (ponto de partida para vários destinos nesta região) até El Calafate na Argentina. As estradas são uma mescla de rípio (macadame brasileiro) com trechos de asfalto. Atravessa-se a divisa do Chile com a Argentina através da cidade de Cerro Castilho sem maiores burocracias. Com umas simples informações anotadas num formulário disponibilizado já no ônibus acrescentado da identidade é o suficiente para a entrada no país.
As passarelas
Bom, são 350 km até El Calafate e mais 80 km até o parque nacional. Levamos 7 infinitas horas para completar o percurso(só de ida), haja visto que a paisagem em boa parte do trajeto não passa de uma planície sem fim, que acaba banalizando o local, compensada hora por ovelhas ou emas malucas que insistem em atravessar a estrada na frente do veículo.
Os km finais compensam todo o esforço, uma bela paisagem formada por lagos e rios, culminando com a visão espetacular do Glaciar, que fazem tudo valer a pena.

O Barco
Um barco é disponibilizado para um passeio defronte aos 65mts de altura e 2 km do glaciar de uma ponta a outra do lago. As cores em azul anil e branco dão um tom todo especial, formando um cenário lindo. Outras belas imagens podem ser visualizadas pelas passarelas construidas na lateral do Glaciar, fazendo com que você chegue bem perto do ponto de obstrução do lago.

Desprendimento de gelo

Centenas de pessoas passam horas na espera de um bloco de gelo se desprender do Glaciar, que quando acontecem, causam um estrondo incrível, que geralmente se ouve depois do bloco já estar tocando a água. Com um pouco de paciência e sorte se consegue registrar o momento.

Depois de alguns belos momentos neste encantador lugar, hora de enfrentar outras intermináveis 7 horas de volta, porém com mais este cenário maravilhoso registrado em nossas lembranças.


Os malucos