NAUFRAGADOS - Trilha por Floripa

Por DD

A praia dos Naufragados (nome adquirido do naufrágio de 2 navios portugueses ocorrido em 1753) está localizada no ponto mais ao sul da Ilha de Santa Catarina. Tem acesso somente por barco ou por uma trilha charmosa meio a mata atlântica, que parte do vilarejo Barra da Caeira do Sul.
Como chegar: São aproximadamente 40 km do centro de Florianópolis sentido sul pela SC405, passando pelos bairros pacatos Ribeirão da Ilha (restaurantes divinos que servem a ostra como especialidade) e ponto final da Barra da Caeira do Sul. Há um estacionamento tercerizado no final da estrada de onde parte a trilha. costão esquerdo da praia
A trilha é muito fácil de ser percorrida e seus 3 km (ida) pode ser dividido em uma pequena subida inicial até chegar dentro na mata, e os minutos finais de descida até encontrar a praia. Há uma bifurcação bem visível no meio da trilha, o lado direito leva direto ao Farol(com mais subidas) e se mantendo a esquerda chega-se a praia. Nesta época do ano ela fica praticamente deserta, exceto por alguns surfistas que aproveitam as boas ondas do local, e pelos próprios pescadores locais que habitam a praia.
costão direito da praia (farol ao fundo)


Já no lado direito da praia avista-se o Farol que pode ser alcançado por uma pequena trilha costeando as rochas e a vegetação baixa do local. Imperdível, já que as melhores imagens são visualizadas deste local. Este pedaço está repleto de história marcada por tiros de canhão e naufrágios na época de domínio europeu. Os canhões ainda estão lá e podem ser alcançados há poucos metros partindo do farol.





Mais uns minutos pela trilha você chega ao ponto mais ao sul da Ilha e tem uma bela visão do Forte Nossa Senhora da Conceição de 1742, que junto com os canhões de Naufragados protegiam a entrada inimiga no canal.
ponto mais ao sul de floripa com o forte ao fundo


Uma boa pedida para quem gosta de lugares bucólicos, com muito contato com a natureza e repleto de história.