LAGOINHA DO LESTE - Florianópolis/SC


Uma das praias mais lindas do sul do Brasil, que reúne bom banho, costões, lagoa, cachoeira e mata nativa. todos esses ingredientes estão juntos e escondidos entre os morros do sul da Ilha de Santa Catarina. Um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, criado por lei em 1992 e compreende uma área de 453 hectares de beleza exuberante, só pode ser apreciada por meio de trilha ou barco. Esta relativa dificuldade de acesso, acaba servindo de proteção ao seu ecossistema frágil, já que pelo mar o desembarque é precário por causa da rebentação e de carro é impossível,  o jeito é caminhar...e convenhamos que turismo de massa não é sinônimo de caminhada, muito menos conservação...

Há Duas opções de trilha para se chegar a Lagoinha do Leste, saindo de Armação ou Pantano do Sul.
Como pela Armação já mostramos por aqui em um post anterior (ver em marcadores), chegou a hora da trilha pelo Pantano do Sul.

A caminhada dura aproximadamente 1 hora com direito a fotos, sobre um caminho bastante pedregoso e irregular meio a mata fechada. Pós 25 minutos alcança-se a parte mais ingrime da trilha, onde se pode avistar as duas praias, Pantano e Lagoinha. Esta trilha é bastante usada por surfistas e admiradores da natureza e banho de mar, porém, as melhores imagens não são admiradas nessa trilha...


Visão do alto da trilha para Pantano do Sul

Visão do alto da trilha para lagoinha do Leste
As melhores imagens são conseguidas no alto dos 2 costões que rodeiam a praia da Lagoinha. Pelo lado direito, o mais difícil porém o mais belo, segue-se por mais 30 minutos rocha acima através do curso d'água da chuva, que requer atenção, mas que não exige habilidades de alpinista e pode ser encarada sem muito sacrifício por quem tem bom preparo físico, ou paciência.
costão direito da Lagoinha

Vista do alto do costão direito da Lagoinha


















Do lado esquerdo da praia, a costa é menos ingrime e mais rápida de se atingir o ponto mais alto, porém a visão é tão impressionante quanto o lado inverso.
Se continuar pela trilha, chegasse a Armação.

Vista do costão esquerdo sentindo Armação
Pantano do Sul

Considerada uma das mais ricas colônias de pescadores da Ilha, a praia do Pântano do Sul possui uma área com 2,35 quilômetros de extensão, com mar aberto e relativamente agitado.
Localizada a 31 quilômetros do centro de Florianópolis, a maioria dos seus frequentadores são nativos e turistas que procuram um lugar mais tranquilo para viver. A Costa de Dentro é um desses lugares. Além de possuir cerca de 200 casas e um mar de águas cristalinas, há sempre salva-vidas por perto. Um chamariz para os casais com filhos.
Com boas opções de restaurantes, Pântano do Sul é especialista em frutos do mar. Mal a aurora dá o ar de sua graça e os barcos já começam a partir, trazendo tudo fresquinho, pronto para ser saboreado. É por isso que os restaurantes estão sempre repletos de gente.
Fonte: http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias/pantano.php3


Pantano do Sul




Uma boa dica gastronômica é conhecer o Bar do Arante, que foi fundado em 1958 é especializado em peixes e frutos do mar, além de ser conhecidíssimo por servir de abrigo aos milhões de bilhetinhos colados em suas paredes e janelas por turistas do mundo todo.

Interior do Bar do Arante


Abraço
Dd