Cicloturismo - Vila Itoupava, Blumenau/SC

Sábado ensolarado de inverno, boa companhia, cerveja gelando, excelente oportunidade para um passeio de bicicleta belas belezas da região da Vila Itoupava em Blumenau...

Quem visita Blumenau não pode deixar de conhecer o distrito de Vila Itoupava, situada a 25 km do centro. Trata-se do mais típico recanto alemão da cidade, onde seus cerca de sete mil moradores ainda preservam os aspectos culturais mais autênticos da colonização. 


No distrito, noventa por cento da população domina e fala corriqueiramente o idioma alemão. As casas preservam o estilo enxaimel típico, com floreiras na janelas, jardins e gramados bem cuidados, além de sua arquitetura e paisagismo típico. No local o turista encontra também comidas e bebidas típicas, como deliciosos licores de fabricação caseira. 


O roteiro inicia na Vila com sentido Luiz Alves pela comunidade 7 de janeiro. Dobrando no sentido Massaramduba com limite Blumenau, segue-se pela localidade de 13 de maio. Por fim, adentrando em Itoupava Rega e retornando para a Vila Itoupava. Aproximadamente 45km em 98% de estrada de terra.
 Várias casas enxaimel pelo caminho...



Divisa Massaramduba/Blumenau


Antiga Hidroelétrica na localidade de 13 de maio




Igreja Luterana Itoupava Rega - Blumenau/SC

Hospital Misericórdia na Vila Itoupava