SERRA CATARINENSE E GAÚCHA

Por DD
Maio de 2008, quinta feira de feriado religioso nacional, ótima oportunidade para um passeio mais longo. E desta vez o percurso escolhido pelos Malucos por aventura foi conhecer os Cânios Brasileiros na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. DD e o Pipa, cada vez mais membro ativo do grupo encararam o desafio.
Porém, antes dos parques nacionais onde se encontram os cânios, uma parada justificável e programável por Urubici, que está localizada na região serrana de Santa Catarina e que é famosa por abrigar o Morro da Igreja, ponto abitado mais alto do país e onde em 1996 também foi registrado a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8ºC negativos no termômetro, e -40º C negativos na sensação térmica.








Distante 28 km do centro é que se encontra o Morro da Igreja, onde a Aeronautica possui o Cindacta II, que controla o espaço aéreo dos dois estados. Onde também se encontra o atrativo turístico mais importante da cidade, a Pedra Furada.
Formação rochosa como uma escultura natural em forma de janela medindo aproximadamente 30 metros de circunferência.
A paisagem é muito bonita e vale uma visita, em dias claros se consegue visualizar o litoral.



Na estrada geral que liga Urubici a São Joaquim, se localiza a Cachoeira do Avencal, com uma queda aproximada de 100mts, pode-se em sua sede praticar alguns esportes radicais como a tirolesa e rapel. O Local possui estrutura media de alimentação e amplo estacionamento, e é acessado por uma estrada de terra aproximadamente há 6 km do centro.


Serra do Rio do Rastro, magistral feito da engenharia Catarinense que liga os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Müler. Seu corte nas rochas descendo a serra a caminho do litoral, faz dela uma das mais belas do país. Possui iluminação noturna gerada por energia eólica.




Parque Nacional dos Aparados da Serra
Cânion Itaimbezinho - é o mais famoso do parque e também um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos.





Cascata Arroio Preá


São duas trilhas a percorrer pelo parque, A trilha do Cotovelo posui mirante com vista dos paredões do Cânion, caminhada fácil por estrada até um mirante com uma visão geral do Cânion, percurso de 6,3 quilômetros ida e volta e pode-se ver o canion somente no final.



A trilha do vértice é ainda mais fácil e pode se avistar a bela Cascata das Andorinhas e da Cascata Véu de Noiva formada pelo arroio Preá . Tão impressionante quanto as cascatas, é a sensação de caminhar na borda do cânion. A trilha começa no centro de Visitantes e percorre-se 1,4 km pelas bordas do cânion.



Cascata Véu de Noiva

O cânion do Itaimbezinho é, com certeza, o mais famoso do país. No entanto, ao lado do P.N. dos Aparados da Serra está o P.N. da Serra Geral, que guarda uma dezena de cânions tão ou mais impressionantes que o próprio Itaimbezinho.
O Fortaleza é um deles.




Trilha do Mirante do Cânion Fortaleza - A trilha começa no final da estrada que corta o parque. A subida de 30 minutos pelo morro até o ponto mais alto (1117 m) vale a pena, pois, lá de cima, tem-se a melhor vista do cânion. No meio da caminhada, pode-se ver a Cachoeira Fortaleza.

Ventava muito forte neste dia o que não nos facilitou uma aproximação maior do cânion, porém ajudou muito na visibilidade, comprometida quase sempre pelo forte nevoeiro.





Trilha Pedra do Segredo - É a continuação da Trilha da Cachoeira do Tigre Preto. Acesso pela estrada, uma placa indica o caminho. Um mistério da natureza fez com que este enorme bloco monolítico de 5 metros de altura, ficasse perfeitamente apoiado por sobre uma área de 50 centímetros quadrados, dando a impressão que poderá cair a qualquer instante. Trilha fácil, porém tem que se atravesar uma cachoeira na borda do cânion, e neste dia o vento não ajudou muito, era tão forte que a água da cachoeira era constantemente arremessada para cima de quem se arriscava na travessia.






Importante frizar que no Cânion Itaimbezinho há uma boa infraestrutura, com instrutores e lanchonete para lanches e bebidas, já no Fortaleza não há nenhuma.

O Acesso que liga os dois parques são de aproximadamente 20 km cada só de ida, numa estrada em péssimo estado de conservação. Recomenda-se contratar alguém em Cambará do Sul ou Praia Grande para o fretamento, caso seu veículo seja de passeio.