TRILHAS POR FLORIANÓPOLIS

Por DD
É Carnaval, e os malucos de plantão não poderiam deixar passar esta tão desorganizada festa nacional em branco e fomos correndo curtir as belezas de Floripa ao ritmo do mar e os ventos que cortam sua trilhas.
Nada melhor do que curtir este espetáculo de luzes e cores ao lado de criaturas encantadoras que acabara de conhecer. Alice, Guilherme e Sérgio, meus novos amigos aventureiros do RS que se entusiasmaram tanto quanto eu por estas trilhas lindas que margeiam a costa de Florianópolis.

TRILHA MATADEIRO-LAGOINHA DO LESTE
A Lagoinha do leste, conhecida como a mais agreste da ilha, tem mar aberto e águas cristalinas. Localizada no Sul da Ilha, a Lagoinha fica espremida entre dois costões que entram no oceano, formando quase uma pequena enseada de pouco mais que um quilômetro. Atrás, uma vasta Mata Atlântica garante a sensação de se estar voltando no tempo.

Para se chegar a esta encantadora praia, tinhamos duas opções, uma trilha saindo da praia do Pantano do Sul e outra trilha por Armação/Matadeiro, a qual escolhemos.

A partir da praia de Armação, atravessando o canal chega-se a Praia do Matadeiro. Lugar tranquilo e de pouca infra estrutura, porém muito bonito. Procurada principalmente por surfistas e turistas a procura de tranquilidade, já que a praia não é acessada por carros. Após alguns metros pela areia surge a trilha. Os primeiros 30 minutos de caminhada são os mais difíceis e cansativos. É preciso fazer subidas íngremes e, em alguns pontos, o mato é um pouco fechado. No meio do caminho há água, um córrego corta a trilha e oferece água fresca e sombra.
Depois deste trecho, o caminho é tranqüilo, sem subidas e de uma beleza íncrivel, revelando a cada momento uma nova e fascinante paisagem.
A praia da Lagoinha tem a companhia de uma lagoa, que dá nome ao lugar, próxima ao costão esquerdo. De águas quentes e escuras, a lagoa se esconde atrás da restinga, tendo origem num rio que nasce no morro.
Recomendamos levar um cantio para abastecer nas fontes no caminho e em outra já na praia da lagoinha e protetor solar, pois boa parte da trilha é feita por caminhos abertos e costeiros com nenhuma sombra e a desidratação é certa.
Um bom tênis ou bota de caminhada ajuda e muito, já que o percurso é feito sobre muitas pedras.
TRILHA BARRA-GALHETA
Da ponte pênsil á praia de Nudismo.


Vista da Barra da Lagoa

Esta trilha é surpreendente com uma vista panorâmica de 360 graus após a primeira grande subida de aproximadamente 20 minutos que dá ao topo do morro onde está localizado o Farol da Barra da Lagoa.
De um lado a praia e o canal da Barra, Praia de Moçambique mais ao fundo, ao lado avista-se a Lagoa da Conceição com toda sua magnitude e a Reserva Ecológica do Rio Vermelho.


Foto aérea da Região




Vista da Praia de MOçambique - canto direito

A trilha inicia após a passagem sobre o canal da barra por uma ponte pênsil e segue-se a direita por um caminho calçado curto e estreito por entre as casas dos pescadores locais até chegar a uma placa pequena indicando o início da trilha.

Estando no topo da cadeia de montanhas é só seguir a trilha que aparentemente não deve ser muito usada, pois em determinados momentos fica um pouco apagada. Recomenda-se usar meias altas ou calça pois há bastante plantas espinhosas e cactos que insistem em raspar as canelas mais desavisadas. Nada que possa tirar o bom humor de estar deslumbrando um lugar tão lindo como este. Também é necessário levar água, haja visto que durante todo o percurso não há sombras nem fontes onde se possa refrescar, exceto na chegada.



Vista da Lagoa da Coiceição

Descendo a trilha a esquerda em direção a praia, chega-se a Galheta, praia legalizada para nudistas e bem deserta perto da sua vizinha Mole. Mas não se preocupem, apesar de alguns peladões se esbaldarem no paraíso, não é obrigatório tirar a roupa. O local é encantador, sem nenhuma casa ou agito por perto, mesmo com a Ilha lotada no carnaval.

Praia da Galheta

Continuando em frente, a trilha termina em uma cerca sem maiores explicações, antes porém a direita, há uma descida íngreme onde aparentemente chega-se há uma vila na Lagoa da Conceição.


Descendo a trilha até a Galheta e Praia Mole
O trajeto prever-se aproximadamente 2 hs, porém pouco provável, pois as paradas para apreciações e fotos são inúmeras, e além do mais, não se tratava de uma corrida de aventura e sim de um passeio agradável com amigos pela sinuosa costa Catarinense.
Chegando a praia há duas opções, apreciar os momentos nesta linda praia e voltar pelo mesmo caminho, ou cruzar a fronteira até a Praia Mole que é totalmente urbana e voltar de ônibus ou táxi até a Barra da Lagoa.

TRILHA COSTÃO DO SANTINHO
Inscrições rupestres até Moçambique

Costão do Santinho - iníco da trilha


A trilha inicia-se na margem direita da Praia do Santinho, onde pode se avistar inscrições rupestres. Pode-se escolher entre a subida do morro das Aranhas com 255 metros de altura ou seguir até a praia de Moçambique, a qual escolhemos.

Foto aérea da região

O caminho é bem fácil de percorrer e leva aproximadamente 40 minutos para avistar a bela praia de Moçambique, "a mais extensa praia da Ilha conta com 7,5 km de areias claras e macias, quase intocadas pelo ser humano. Por fazer parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil metros quadrados com vegetação predominante de pinus, não há construção alguma no local. A paisagem torna-se ainda mais árida com as dunas, que cortam a linha entre a vegetação rasteira e o oceano. "
mais informações: http://www.guiafloripa.com.br/


Cadeira Natural - bela pedida

O lugar é uma opção alternativa para quem quer deixar para traz o glamour da praia do Santinho, sentar nas inúmeras pedras convidativas que ficam pelo caminho e refletir um pouco na vida agitada que nos aguarda pós-feriado.

Vista para a praia do Moçambique - canto esquerdo