CURITIBA/PR

Por DD


Antes do objetivo principal de passar o dia dos namorados na Ilha do Mel, uma visita etílica/gastronômica/cultural mais do que merecida por Curitiba.
Fomos muito bem recepcionados junto com a galera do RS pelo seu compatriota e sempre festivo, Sergio Nuno, que há 3 anos largara o Sul por motivos profissionais para morar na capital paranaense, e que se responsabilizou pela preparação do nosso tour pela linda cidade.

Uma das metrópoles brasileiras mais prósperas, organizadas e com melhor qualidade de vida. Curitiba é um modelo em soluções de urbanismo, educação e meio ambiente. Eleita Capital Americana da Cultura, em 2003, pela OEA.

O mais novo museu de Curitiba foi inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e seguindo projeto de Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista.

O Museu Oscar Niemeyer foi erguido em menos de sete meses e estima-se que custou cerca 50 milhões de reais. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café, elevadores e espaços de lazer.

Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003. (http://www.curitiba-parana.net/oscar-niemeyer.htm )


Ópera de Arame

É um dos principais cartões postais de Curitiba. Inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski. O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves. ( http://www.curitiba-parana.net/opera-arame.htm )



Pra finalizar um chopinho no bar do Alemão na parte histórica da cidade