ILHA DO MEL - Paraná

Por DD
Feriado como sempre é uma excelente oportunidade para conhecer os encantos da Ilha do Mel no litoral do Paraná, dias de frio acompanhados por muito sol ainda melhor. Cenário perfeito para se caminhar pelas maravilhas da ilha.

Existem duas opções de embarque para a Ilha do Mel: em Paranaguá, no trapiche da Rua da Praia, no Setor Histórico, ou em Pontal do Sul, no terminal de embarque, de onde partimos em um barco simples numa viagem de aproximadamente 30 minutos pelo canal de Paranaguá.

Há duas opções de desembarque, em Brasília que representa a região central da Ilha ou encantadas mais ao sul. Encantadas foi nosso aconchego já que a pousada que fizemos a reserva está localizada nesta região. Porém eu aconselho aos que gostam de caminhar e que desejam conhecer a ilha por inteiro, ficar hospedado em Brasília, já que fica no centro da Ilha, facilitando assim os pontos de partida e chegada de cada atrativo.

A Ilha do Mel não é um balneário.


Trata-se de um Parque Estadual criado para proteger os delicados ecossistemas que a compõem e onde é possível se desfrutar de toda a beleza que a Natureza oferece com segurança e relativo conforto, pois que não se espere encontrar por ambientes artificiais que seriam completamente contrários ao tipo de turismo que deve ser estimulado.
Localizada no extremo sul da Ilha, Encantadas concentra expressivas belezas naturais com abundância de morros rochosos próprios para esportes como caminhadas, paraglide e montanhismo, além de praias com águas límpidas e azuis para mergulho, esportes náuticos e esportes de areia.

TRILHAS
Todas as trilhas e caminhos da Ilha são todos muito fáceis de percorrer, com boa sinalização e em sua maioria percorrendo pela areia da praia. Há alguns morros e pedras pelo caminho, mais nada que possa desanimar os menos preparados e desacostumados a caminhadas.
Falando em morros, aproveitamos o restante da manhã para subir todos os que conseguimos acesso. Para iniciar, o morro na praia de fora sobre a gruta, a Ponta da Nhá Pina e Morro do Miguel no lado inverso. Todos muito fáceis e rápidos de subir, porém com belas imagens a serem registradas.
Após o almoço, resolvemos bater pernas pela trilha que leva até o Farol em Praia Grande.
São aproximadamente 6km só de ida e que pode ser percorrido por volta de 2h30min. Começa no canto esquerdo da Praia da Bóia em Encantadas, subindo o morro do Sabão de onde se tem uma bela vista das próximas praias a serem percorridas, do Miguel e Praia Grande.
No inverno, o por do sol chega cedo e quem quer presenciar este espetáculo do Farol, corre o risco na volta de não conseguir atravessar com facilidade as rochas que dividem Praia grande da Praia do Miguel por conta da subida da maré. Havendo duas opções, entrando na água gelada ou pegando um barco que sai de Brasília (bem próximo do Farol) até encantadas, cuidando apenas pelo horário, ultimo barco as 19hs.
O Farol foi construído em 1870 por determinação do Barão de Cotegipe (Ministro da Marinha do Império), pelos Construtores P. & W. Macleblon de Glasgow, tendo Zózimo Barrozo como engenheiro responsável. Começou a funcionar em 1872. Atualmente é alimentado por energia solar.
Voltamos pelo mesmo caminho, sem ter visto o por do sol no Farol e mesmo assim tivemos um pouco de dificuldade com a maré. Porém deu tempo de nos alongarmos com um lindo cenário de fundo, o entardecer de encantadas.
No dia seguinte, depois de um café reforçado, hora de aproveitar novas experiências na Ilha do Mel. Dessa vez o lado norte da Ilha. Pegamos o barco de Encantadas até o trapiche de Brasília e de lá caminhando pela Praia do Istmo e Praia da Fortaleza. Um percurso de 4km de ida.
A praia do Istmo tem uma bela vista do lado inverso do farol, grande extensão de areia e com a descida da maré, canais formaram-se no meio da praia que refletidos pelo sol da manhã, deixou em minha mente o cenário de melhor praia da Ilha. Colada a ela está a praia da Fortaleza, longa e com pouca movimentação e construções até o encontro com a Fortaleza, onde se iniciou o processo de construção das primeiras casas.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída por volta de 1766 pela necessidade de proteger a Vila de Paranaguá contra o avanço das tropas espanholas que já haviam invadido a ilha de Santa Catarina (hoje Florianópolis, SC). Ainda hoje conserva armamentos da época.

Não deixem de subir ao topo do Morro das Baleias, que está localizado o labirinto e os canhões da casamata construída na 2a. Guerra Mundial e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais da Ilha do Mel.
A volta pode ser feita pelas praias novamente ou voltar por uma trilha paralela a praia. Recomendo, pois a trilha é muito boa e evita o sol que reflete na areia e castiga ainda mais os olhos e a pele.

Mais informações pelo site:
Abraços a todos
E lembrem-se : pratiquem esportes sempre, e se beber, sorria
DD