Salvador/Bahia - gastando a sola

Depois de um belo trekking pela Chapada Diamantina, resolvi dar um descanso a minha bota e colocar meu velho tênis deformado para trabalhar pela orla de Salvador. Bom a idéia era gastar pouco (além da sola do tênis) e aproveitar o máximo que a cidade podia proporcionar. (Até porque serviço de taxi por aqui sai muito caro, pra ter uma idéia do aeroporto até o centro não sai por menos de R$ 100,00). Bom, eu tinha 5 dias para isso e seria tempo suficiente para conhecer muito mais que relatarei a seguir, porém, eu estava na Bahia, e por aqui meu rei, pra que ter pressa?


Jardim de Alá

 Primeiramente quero destacar a receptividade dos Baianos em geral, por onde você passa a simpatia aflora a pele, são gentis, acolhedores e festeiros (sinônimo de baiano). Mas não confunda receptividade com qualidade de serviço, principalmente na parte gastronômica que na minha opinião precisa melhorar muito. Qualidade dos bares na orla também está longe de oferecer momentos inesquecíveis, são precários e com pouca diversidade de produtos. E para quem gosta de caminhadas, nessa época do ano a cidade cheira a urina. Porém a paisagem compensa todos esses imprevistos...


Pra facilitar, ponto de referência é o Farol da Barra. Fazendo o sentido norte você perambula por Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Jd de Alá, Praia dos Artistas até chegar a Itapuã. Amigos, bem que tentei, porém são muitos km, a paisagem ajuda porém o sol castiga. Pós Jd de Alá pulei várias praias com a ajuda dos ônibus que circulam sem parar pela orla até chegar a famosa Itapuã.
Rio Vermelho

Itapuã

Um passeio interessante é conhecer a Ilha de Itaparica. Apenas um dia é pouco, porém era o que tinha disponível e mesmo assim valeu muito. O ponto de partida é o cais próximo ao mercado modelo na cidade baixa. Tome cuidado com os aproveitadores de "turistas desatentos" que tentam vender pacotes para 2 ilhas por R$ 40,00 com direito a frutas. Ora bolas, a balsa custa R$ 4,00 e sobra R$ 36,00 para comer frutas por 15 dias. Quando chegar em Itaparica combine com outras pessoas e divida um taxi até as praias mais calmas, com mais R$ 5,00 você foge da muvuca do cais e aproveita praias bem calmas e quentes sem aquela gritaria infernal do verão.


por do sol em Itaparica
















Igreja Santo Antônio da Barra



Farol da Barra

Forte de Santa Maria


Elevador Lacerda

Marina

Cidade alta e baixa


Bom, seguindo no sentido inverso (Farol/Elevador) você visualiza imagens lindas. São 4 km de belos encantos e praias, porém tome uma certa precaução com atalhos, a passagem principal urbana por vezes toma desvios propositais para esconder alguns pontos "perigosos" da orla. Então tenha sempre as "parabólicas antenadas" para qualquer caminho alternativo. Porém vale muito a pena, já que o ônibus contorna toda essa beleza até chegar ao pelourinho...

Pelourinho

Ahh, o Pelourinho. Fiquei impressionado quando cheguei, já que na minha visita anterior estava completamente lotado. Ao contrário, desta vez pude aproveitar cada cantinho e saborear as diversas cores das apertadas vielas. Certo, era segunda, eu acho, e o agito maior era terça quando rola alguns ensaios de grupos famosos como o Olodum. Mas amigos, se preparem, módicos R$ 80,00 de entrada me fizeram não entrar no dia seguinte. Não me chamem de "mão de vaca" por favor, somente preferi gastar esta grana com a culinária e a cevada baiana...


Para quem tem a mesma idéia de gastar pouco e aproveitar o máximo, recomendo ficar em albergues próximos ao farol da barra. São bem localizados e de fáceis acessos a todos os atrativos, e amigos, vocês conhecem estas belezas todas e gente do mundo todo gastando 32,00 mangos por dia.
Não é puxar sardinha, apenas recomendação, O Albergue do Porto onde fiquei por este valor ainda tem uma infra-estrutura boa e ainda oferece um café da manhã melhor do que tomo no meu dia-a-dia.

Abraço e boa viagem
Dd