ILHA DO MEL - PR (Paraíso Paranaense)


Existem duas opções de embarque para a Ilha do Mel: em Paranaguá, no trapiche da Rua da Praia que fica no Setor Histórico, ou em Pontal do Sul no terminal de embarque, de onde partimos em um barco simples numa viagem de aproximadamente 25 minutos pelo canal de Paranaguá.
Nos finais de semana elas partem de meia em meia hora facilitando o deslocamento tanto de ida como de volta...


Há duas opções de desembarque, em Brasília que representa a região central da Ilha ou encantadas mais ao sul. Eu aconselho aos que gostam de caminhar e que desejam conhecer a ilha por inteiro, ficar hospedado em Brasília, já que fica no centro da Ilha, facilitando assim os pontos de partida e chegada de cada atrativo.

A Ilha do Mel não é um balneário.
Trata-se de um Parque Estadual criado para proteger os delicados ecossistemas que a compõem e onde é possível se desfrutar de toda a beleza que a natureza oferece com segurança e relativo conforto. Conversando com um morador nativo, ele acredita que hoje vivam cerca de 2000 pessoas na Ilha...

 NÚCLEO BRASÍLIA
O encanto das trilhas em meio a mata, as casas coloridas e o pier...



FAROL
O Farol foi construído em 1870 por determinação do Barão de Cotegipe (Ministro da Marinha do Império), pelos Construtores P. & W. Macleblon de Glasgow, tendo Zózimo Barrozo como engenheiro responsável. Começou a funcionar em 1872. Atualmente é alimentado por energia solar. 





FORTALEZA
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída por volta de 1766 pela necessidade de proteger a Vila de Paranaguá contra o avanço das tropas espanholas que já haviam invadido a ilha de Santa Catarina (hoje Florianópolis, SC). Ainda hoje conserva armamentos da época. 



Morro da Baleia (sobre a Fortaleza, construído na 2ª Guerra)


NÚCLEO ENCANTADAS
Localizada no extremo sul da Ilha, Encantadas concentra expressivas belezas naturais com abundância de morros rochosos próprios para esportes como caminhadas, paraglide e montanhismo, além de praias com águas límpidas e azuis para mergulho, esportes náuticos e esportes de areia.
OBS: quem não quiser ou não tiver tempo disponível para fazer a caminhada de 7km, pode pegar o barco de Brasília...





O charme do preto e branco.
Gosto muito do efeito das fotos preto e branco. Ideal para dias nublado ou chuvosos, que foi nosso caso quando chegamos na ilha...




Pra finalizar, um inspirador por do sol...


Abs e boa viagem!
Dd